O sistema capitalista não possui valores e isto não é ruim.
As maiores críticas dos opositores do sistema capitalista é que seria uma forma de exploração do proletário, gerador de desigualdades, pobreza e miséria, concentração de renda.
Tecelagem nos primórdios do Capitalismo. Os valores quem possui são os indivíduos, não o sistema. |
O capitalismo é uma forma de organização econômica natural, inexorável ao indivíduo e desprovido de valores. São indivíduos que possuem valores, não o sistema. Por definição, sistemas são formas de organização, interligando elementos diferentes com um objetivo comum. Os valores que cada sistema possui é atribuído pelos agentes que o utilizam.
Assim, os valores que irão caracterizar o capitalismo de cada país não estão atrelados ao sistema, mas, sim à população daquela localidade. Nos Estados Unidos, existe uma cultura de resultados, nos lucros, na competitividade e na inovação, isto se observa também no Reino Unido, onde também se valorizam a comunicação e persuasão, semelhante ao Brasil. Os alemães são reconhecidos pela qualidade de seus produtos. Dinamarca, Malásia e Índia se verifica uma postura mais diplomática, mais cautelosa e mais comunicativa. Como se vê não existem valores universais no capitalismo, exatamente porque não os possui.
O Capitalismo é apenas uma forma de organização econômica. A sua existência é natural e inexorável ao indivíduo, este sim possuidor de valores. Portanto, qualquer mudança que deve ser feita não é no sistema como propõe os socialistas, é nos indivíduos. Um exemplo é a China, que possui as cidades mais poluídas do mundo. O país assumiu o compromisso de melhorar a qualidade no ar em suas cidades, e para isto, está buscando aumentar a consciência ambiental entre seu povo. Não há qualquer indicação que a China pretenda reverter o processo de implantação do capitalismo na sua economia, o que se busca é mudar os indivíduos chineses.
O mesmo se observa nos países desenvolvidos. Em que uma economia agressiva ao meio ambiente vem sendo gradativamente substituída por uma economia mais verde. O sistema continua sendo exatamente o mesmo, o que muda é a consciência dos agentes econômicos para a necessidade de produzir protegendo a natureza.
Não é ruim a inexistência de valores no capitalismo. Na verdade é o que o torna universal, pois, desde que seus princípios de organização sejam mantidos, ele poderá adaptar-se a qualquer sociedade, respeitando seus valores, e inclusive contribuindo para o desenvolvimento de valores mais positivos, como é o caso da preservação do meio ambiente.
E é esta neutralidade de valores do Capitalismo o principal alvo daqueles seus opositores.
Deixe seu comentário!
Deixe seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário