Últimas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Greve da PM na Bahia: "ô, ô a culpa é do Governador".

Pela segunda vez em apenas 2 anos a Bahia vive novos dias de tumulto e insegurança. A população, agora desarmada, está entregue ao caos e ao medo. 


Com informações e fotos do Bahia Notícias:

Faculdades de Salvador suspenderam aulas com medo da ameaça de greve. Pararam a Estácio/FIB, FTC-Salvador e UNIME.




Marco Prisco, líder dos grevistas.


Às 19 horas, sob o comando do vereador Marco Prisco (PSDB) os policiais votaram pela paralisação. Segundo o líder Prisco, o movimento é ordeiro e pacífico e a recomendação para a população é não sair de casa.



Sindicato dos Rodoviários de Salvador decidem recolher os ônibus para as garagens. A população soteropolitana fica sem opções para retornar para casa. Os rodoviários prometeram que nesta quarta-feira (16) pela manhã o transporte estaria regularizado. Não foi o que se viu. Muitas pessoas não puderam chegar aos seus destinos

O prefeito de Salvador ACM Neto usou o Twitter para convocar reunião de emergência para discutir o funcionamento dos serviços públicos municipais durante a paralisação. Em resposta a usuário do microblog que afirmou que o Prefeito deu autorização a Marco Prisco para deflagar a greve ele respondeu: "Você está totalmente equivocado. E não seja tão irresponsável. Trabalho sempre por Salvador", afirmou.


O secretário Maurício Barbosa anunciou que o governo do Estado tomou ontem mesmo as medidas legais para receber as tropas da Força de Segurança Nacional. Segundo, o secretário, o governo irá esperar para ver qual o real tamanho da adesão dos policiais à greve. Lembrou que o próprio STF decidiu que greves de forças policiais são inconstitucionais, ainda assim, disse esperar que se cumpra o efetivo mínimo de 30%. Ao fim, pediu que a população mantenha a sua rotina normal. Como se fosse possível. E que "Deus nos proteja", concluiu.


Jogos de Bahia e Vitória que aconteceriam, respectivamente, nesta quarta e quinta-feiras devem ser adiados, foi o que afirmou o presidente Federação Baiana de Futebol Ednaldo Rodrigues (foto acima).

O Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia Alfredo Castro se disse surpreso com a deflagração da greve. Segundo ele, o Estado mantinha os canais de comunicação com os policiais abertos e já tinha aceitado boa partes das reivindicações dos grevistas. Inclusive, rever os processos administrativos concernentes à paralisação de 2012.


Páginas falsas são criadas para tentar desmobilizar os manifestantes.


O governador Jaques Wagner (PT) se disse surpreso com os grevista, uma vez que o governo do Estado atendeu as reivindicações apresentadas. Já vimos este filme, logo estará afirmando que a Greve tem motivação meramente política. Sendo, esta a segunda greve de policiais do seu governo era de se esperar que o Governador tivesse adquirido alguma experiência para lidar com a situação, mas, pelo visto não aprendeu nada. Por fim, cobrou "bom senso" dos policiais. E a população da Bahia que também cuide de si mesma enquanto espera por "bom senso"



A Universidade Federal da Bahia também suspendeu as suas atividades ontem.


Ao contrário dos boatos, a Guarda Municipal de Salvador segue desempenhando o seu papel normalmente. Estão suspensas as operações realizadas em conjunto com a Polícia Militar, como blitzes de combate à alcoolemia.


O Capitão Tadeu, atualmente deputado estadual, apontou para incapacidade de comandar do Governador Jaques Wagner. Ele lembrou que na verdade esta é a terceira paralisação de policiais do governo Wagner em 2009, 2012 e agora 2014. 


Policiais em greve acampados no Wet`n Wild em Salvador realizaram um café da manhã em frente ao parque.


Rodoviários acampam em frente à garagem da empresa, para impedir a saída de ônibus em meio ao clima de insegurança.


No interior o clima ainda é de relativa segurança, mas, correm muitos boatos. Em Feira de Santana, segunda maior cidade do Estado o comércio não abriu. Em Vitória da Conquista a Universidade Estadual do Sudoeste suspendeu as aulas. Em Itabuna e Juazeiro a situação é tranquila até o momento. 


As tropas da Força Nacional de Segurança e do Exército já estão a caminho de Salvador e devem começar a atuar na cidade até as 17 horas. O Comando ficará por conta do General Racine Bezerra Lima. 


A justiça decreta a ilegalidade da greve dos policiais militares. A corporação deve retornar imediatamente ao trabalho, sob risco das Associações que deflagaram o movimento pagarem multa diária de R$50 mil. 


Em breve mais informações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By