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sábado, 19 de julho de 2014

Cinema: A história dos Logos do grandes Estúdios

Conheça a história dos Logos dos principais estúdios de cinema do mundo: 




Traduzido de Neatorama:

Metro-Goldwin-Mayer


O leão rugindo da MGM é talvez o logo de estúdio de cinema mais famoso do mundo. Ele foi criado em 1918 pelo publicista Howard Dietz para a Goldwin Pictures, que se inspirou no time de atletismo da Universidade de Colúmbia, os Lions. Quando a Goldwin se uniu a Metro Pictures Corporation e a Louis B. Mayer Pictures a recém-formada Metro-Goldwin-Mayer manteve o logo.

Ao longo da história houveram cinco leões interpretando Leo, o nome do mascote do estúdio. O primeiro deles foi Slats, que figurou nos filmes mudos da MGM de 1924-28. O leão seguinte foi o Jackie, o primeiro leão que os espectadores puderam ouvir o rugido na abertura dos filmes. Apesar dos filmes serem mudos, o rugido de Jackie era tocado por meio de um fonografo durante as apresentações dos filmes. O terceiro leão e um dos mais famosos foi Tanner, já na era do cinema sonoro e colorido. O quarto leão não recebeu um nome. E o quinto foi Leo, o Leão. Ele surgiu em 1957 e tem sido usado pelo estúdio desde de então. 

A frase vista no logo da companhia "Ars gratia Arts" significa "A arte pela Arte". 

logos da metro goldwin mayer ao longo do tempo



Dreamworks SKG: O Garoto na Lua



Em, 1994, o diretor Steven Spielberg, o presidente da Disney Jeffrey Katzenberg, e o produtor David Geffen se uniram para criar a Dreamworks. Sim, as iniciais SKG que aparecem abaixo do logo vem de seus sobrenomes. 

Spielberg queria que o logo do estúdio fosse uma reminiscência dos anos dourados de Hollywood. O logo deveria ser gerado por computadores, e traria um homem sentado sob a lua pescando sonhos. Mas, o supervisor de efeitos visuais Dennis Muren da Industrial Light and Magic, que trabalhou com Spielberg em diversos filmes, sugeriu que um logo pintado a mão ficaria melhor. Muren, então pediu seu amigo, o artista Robert Hunt para fazer a pintura.

Robert, também criou uma versão alternativa. Transformou o homem num garoto, sentado numa lua crescente, pescando. O resto nós sabemos, é história. E o garoto, que ele usou como modelo para a pintura é seu filho, William Hunt. 

Robert Hunt e seu filho William Hunt


20th Century Fox: The SearchLight Logo




Em 1935, Twentieth Century Pictures e a Fox Film Company (até então uma cadeia de teatros), se uniram para criar a Twentieth Centutry-Fox Film Corporation (o hífen foi abandonado alguns anos depois).

O logo original do estúdio foi criado em 1933 pela famoso artista Emil Kosa, Jr. Quando as duas companhias se fundiram em 1935, Kosa, simplesmente trocou o "Pictures Inc." pelo "Fox" que vemos até hoje. Emil Kosa, foi também o responsável pela Estátua da Liberdade em ruínas no filme "Planeta dos Macacos". 

Tão famosa quanto o logo do estúdio, é a fanfarra que acompanha a sua aparição. Ele foi produzido por Alfred Newman, diretor musical do estúdio United Artist




Paramount: A montanha Majestosa



A Paramount Pictures foi fundada em 1912, com o nome de Famous Players Film Company, por Adolph Zukor e os magnatas do teatro os Irmãos Frohman, Daniel e Charles.

O logo da Paramount "Montanha Majestosa" foi feito originalmente na forma de rabisco por W. W. Hodkinson durante uma reunião com Zukor, baseado na montanha Ben Lomond, de sua infância em Utah. Este é o logo de estúdio de cinema mais antigo da história dentre os que continuam em operação. 

O logo original trazia 24 estrelas, que representam o número as 24 estrelas de filmes que a Paramount havia contratado na época. Atualmente há apenas 22 estrelas, e não se sabe ao certo porque elas foram reduzidas. Também não há certeza sobre qual a montanha que aparece no logo atualmente. Supõe que seja o monte Artesonraju no Peru (veja foto no filme e compare).


O monte Artesonraju, no Peru:




Warnes Bros.: O escudo WB


Warner Bros. foi fundada por quatro irmãos judeus que migraram da Polônia para os Estados Unidos: Harry, Albert, Sam e Jack Warner. Claro, eles são os nomes que eles receberam ao chegar nos EUA, seus nomes reais de batismo são: Hirsz, Aaron, Szmul e Itzhak. Seus sobrenomes reais é desconhecido, há suspeitas de que seria Wonsal, Wonskolaser ou Eichelbaum antes de mudar para Warner. 

No início, a Warner Bros. teve muita dificuldade para atrair as grandes estrelas para seus filmes. Em 1925, graças a insistência de Sam, a Warner Bros. lançou o primeiro longa-metragem com as falas dos atores. Entrou para a história a famosa frase de Harry para Sam: "Quem no mundo quer ouvir atores falando?". 

O logo da Warner Bros., o escudo WB, passou por diversas modificações ao longo do tempo. Se desejar conhecer mais a fundo estas mudanças veja o texto de Jason Jones e Matt Williams (em inglês).




Columbia Pictures: A moça com a tocha


A Colúmbia Pictures foi fundada em 1919, pelos irmãos Harry e Jack Cohm, em parceria com Joe Brandt, formando Cohn-Brandt-Cohn Film Sales. Muitas das primeiras produções do estúdio eram obras de baixo orçamento, o que levou o estúdio a ser apelidado de "Corned Beef and Cabbage", algo como "carne enlatada e repolho". Em 1924, os irmãos Cohn compraram a parte de Brandt no estúdio, e o rebatizaram como Colúmbia Pictures, num esforço para melhorar a imagem da empresa. 

O logo do estúdio é Colúmbia, a personificação feminina da América. Ele foi desenhado em 1924 e a identidade da "moça da tocha" nunca foi definida conclusivamente. Apesar de dúzias de mulheres reclamarem o  título. 

Em 1962, Bette Davis escreveu em sua autobiografia que Claudia Dell seria a tal moça. Em 1987 a People Magazine alegou que a "moça da tocha" era a atriz da Colúmbia Amelia Batchler. Em 2001, o Chicago Sun Times, afirmou que uma Jane Bartholomew uma mulher da cidade, que trabalhou como extra nos filmes da Colúmbia era a verdadeira modelo no logo. Provavelmente, como o logo do estúdio variou bastante ao longo do tempo, é até possível que as três estejam dizendo a verdade.

A atual "moça da tocha" foi elaborada em 1993 por Michael J. Deas, que foi solicitado pela Sony Pictures para retornar ao seu visual clássico. Apesar, de muitos pensarem que a atriz Annete Bening seria a modelo, na verdade foi uma dona-de-casa da Louisiana, a muraliste Jenny Joseph que serviu de modelo para o logo atual. Mesmo tendo se baseado em seu perfil, Deas criou um rosto de várias composições no computador.



Estes são os logos de alguns dos mais famosos estúdios do mundo. É claro que vários ficaram de fora. Se tem algum que gostaria de ver aqui, deixe nos comentários! 

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