Últimas

domingo, 13 de julho de 2014

Fim da Copa: Venceu a melhor seleção! Alemanha campeã! O Brasil tenta esquecer a Copa das Copas

A Copa do Mundo chega ao fim e vai deixar saudades. A Alemanha, melhor seleção dentre as 32 que disputaram o torneio, venceu. O Brasil deu vexame dentro de campo e agora é vida que segue... 



Alemanha venceu em 1954, 1974, 1990 e, agora, em 2014Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP

A Alemanha é sem dúvida a melhor seleção da Copa. Com vários jogadores atuando bem individualmente, e com um ótimo jogo coletivo, os alemães conquistam o tetra, empatam com os italianos e encostam nos brasileiros em número de títulos. 


A seleção alemã precisou dos dois tempos regulamentares, o primeiro da prorrogação e mais 8 minutos no segundo tempo para marcar o gol que lhe daria o merecido título de Campeão Mundial de Futebol. Sendo o primeiro título de um clube europeu na Américas. 

A vitória ocorreu sobre nossos hermanos argentinos, que em três oportunidades puseram a mão na taça, mas, viram seus atacantes desperdiçar oportunidades inacreditáveis de gol. Contando com o talento isolado de Lionel Messi, os argentinos não foram páreos para uma Alemanha que tinha Neuer, Hummels, Boateng, Lahm, Schweinsteiger, Müller, Kroos e Özil. Fim de jogo e a Taça do Mundo voa para a Alemanha, onde estará bem guardado até 2018 na Rússia. 


O Brasil encerra sua participação em casa de forma melancólica.

Tudo bem que o Brasil foi eliminado pela melhor seleção do mundo. Mas, além do 7x1 histórico do dia 8, nossa seleção entrou em campo para fazer um encerramento ao menos digno do torneio que sediou. 

Infelizmente, a seleção pareceu disposta a mostrar que o 7x1 de quatro dias antes, não fora um tropeço ou apagão, foi apenas a verdade dos fatos. Logo, aos dois minutos Thiago Silva derrubou Robben fora da área, mas, o juiz marcou pênalti. Apesar do erro, o Brasil saiu no lucro, já que era lance para expulsão de nosso zagueiro. Van Persie cobrou a penalidade e abriu o placar. Era o primeiro de outros dois gol holandeses, encerrando nossa participação com mais uma goleada, agora por 3 x 0. 

E o futuro? 

Apesar do vexame, Felipão se limitou a colocar o cargo à disposição do presidente da CBF José Maria Marin. Scolari parece crer que entregou um bom trabalho no comando da seleção, ou por não enxergar alternativas profissionais para si, depois do fiasco, pretende permanecer no cargo, e garantir o pão nosso de cada dia. 

O fato é que o Brasil vem perdendo há muito tempo a hegemonia do futebol mundial, e principalmente, a hegemonia do futebol bonito e bem jogado. Quem acompanha o nosso futebol nos campeonatos estaduais e no campeonato brasileiro, percebe que ele se tornou repetitivo e previsível. A criatividade desapareceu dos nossos gramados e a estrela de qualquer equipe brasileira hoje é o seu matador. Falo do matador de jogadas, o volante. 

Parte da imprensa começou a ventilar a possibilidade do Brasil trazer um treinador estrangeiro, para dar uma chacoalhada em nossa atitude futebolística. Trazer alguém com outra cultura pode renovar e dar novo fôlego a nosso futebol. 

Insuflam-se também contra a CBF. Tomada como bode expiatório de todos os males do nosso futebol. Até o governo quis intervir, mas, logo voltou atrás, quando viu o absurdo da ideia. O que aqueles que tomam a CBF como culpada de tudo deveriam explicar se o título em 2002, a Copa das Confederações ano passado, ou as Copas Américas de 2004 e 2007 também são culpa da mesma CBF. 

Obviamente, a entidade máxima de nosso futebol precisa ser revista. Afinal, os malfeitos e a corrupção que ocorrem na cúpula, se alastram por todo o nosso futebol. Mas, apenas devemos ser justos, e dividir esta culpa entre todos que são verdadeiramente culpados. 

O futebol e a política

Não houve jeito. O PT através de Dilma Roussef, nossa presidente concorrendo à eleição, bem que tentou fazer uso político da Copa, deu um tiro no pé. 

As tentativas de tentar atribuir a qualquer um que criticasse qualquer coisa na Copa a pecha de oposicionistas, aecista, urubu, elite branca de são paulo, agourentos ou o que fosse, acabou se voltando contra o partido e contra a própria presidente. As vaias ocorridas no jogo de abertura, foram novamente ouvidas no encerramento, principalmente quando a presidente entregou a taça de campeão ao capitão alemão Phillip Lahm.

O Brasil não é um país muito dado a respeitar as instituições públicas, mas, existe uma que ele não aceita que mexam, e esta é o futebol. Ele é o que nos une, e o brasileiro não aceita que políticos tentem se aproveitar desta paixão para se promover, ou pior, como foi o caso nesta Copa, para nos dividir. Além do arroz e feijão, o futebol talvez seja a única coisa em nosso repertório cultural que ricos e pobres, pretos, índios e brancos, nordestinos e sulistas, tucanos e petistas têm em comum. 

A Copa em si foi um sucesso, mas, o PT ainda precisa explicar o que aconteceu com os legados da Copa, eles virão ou não? E as Olímpiadas em 2016, como está a organização?

Alemanha fica com o título também de Seleção simpatia

Os alemães realmente se prepararam para este mundial. Eles construíram um centro de treinamentos próprio em apenas 06 meses na cidade de Santa Cruz Cabrália próximo a Porto Seguro. Veja o legado dos alemães para nós: 


- Compraram o terreno. 

- Construíram um hotel. 
- Construíram um centro de saúde. 
- Fizeram um campo de futebol. 
- Fizeram uma estrada para interligar o centro de treinamento. 
- Não trouxeram funcionários alemães, contrataram as pessoas da cidade. (de preferência os mais humildes).



Depois a seleção alemã chegou e:
- Quando não estavam treinando, estavam socializando com as pessoas na cidade e na praia. 
- Participaram de festas com a população.
- Interagiram com os índios. 
- Vestiram a camisa do Esporte Clube Bahia.

Sobre a vitória em cima da nossa seleção:
- Combinaram no intervalo do jogo em diminuir o ritmo para não humilhar a seleção anfitriã.
- Falaram que seus ídolos são os nossos jogadores do passado.
- Pediram desculpas após a goleada. 
- Estão postando nas redes sociais, mensagens de incentivo ao povo brasileiro e agradecendo a hospitalidade.

E vão deixar tudo que construíram  para a população da cidade utilizar como centro de formação profissional (Escola e Centro Comunitário). Além de uma biblioteca vão também deixar um importante laboratório de informática.


Os novos campeões do Mundo deixarão saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By