Últimas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

No fundo foi e sempre será: Capitalistas x Consumistas

Dicotomia Socialismo x Capitalismo é falsa, no fundo sempre será Capitalistas x Consumistas.


O lado coroa da moeda: Socialismo do século 21 na Venezuela, refundação da nação na Bolívia, a volta da crise econômica à Argentina, o Brasil do futuro continua no futuro. O lado cara da moeda: Colômbia apontada como melhor país para se investir na América Latina, o México se torna o novo queridinho dos mercados, Chile segue o país mais desenvolvido da região.

As disputas ideológicas entre capitalismo e socialismo não abandonam a América Latina. Enquanto, no restante do mundo a notícia da queda do muro de Berlim e o fim da socialista União Soviética (URSS) já chegou há duas décadas, aqui, na porção caliente da América ainda sonhamos com o mundo igualitário, onde a propriedade privada não mais existe, e todos são felizes porque o governo tudo proverá.

A dicotomia Socialismo x Capitalismo é falsa. Não existe na essência. A diferença entre A e B é que no socialismo só existe um capitalista, o governo. E no capitalismo qualquer um pode ser capitalista. Mas, no fundo a divisão que existe é entre Capitalistas x Consumistas.

Vamos entender. O capital é todo recurso que empregamos com o objetivo de obter um lucro, ou para produzir algo que também possa ser transformado em lucro. Com isto, o capital pode assumir diversas formas: dinheiro - a forma mais conhecida - uma máquina que você utiliza para produzir um bem de valor, um automóvel que você utiliza para se deslocar e vender os seus produtos, enfim, tudo que aquilo que você emprega para obter lucro. Por outro lado, se você faz uso de qualquer recurso que não te gera lucros, então você está apenas consumindo este produto, neste caso, você é um consumista. 

Imaginemos um carro. Alguém que compra um carro pensando em utiliza-lo para vender seus produtos pelas ruas da cidade, tem no carro um capital. Mas, se a mesma pessoa adquire um carro para passear, sem obter qualquer lucro com isto, então, o carro para ela é um bem de consumo. Veja a tabela com mais exemplos: (clique na imagem para ampliar)

Diferença entre capital e bens de consumo

Portanto, no livre mercado as pessoas desempenham ou o papel de capitalista, quando aplica um recurso com o intuito de auferir lucros, ou o papel de consumidor quando utilizam um recurso sem auferir dele qualquer lucro. 

E a dicotomia Socialismo x Capitalismo? Bem, falemos do capitalismo. No sistema capitalista, existe algo essencial que é a propriedade privada. É o direito dado a todas as pessoas de serem donas daquilo que trabalharam para comprar. Tudo que você comprou com o seu direito ou ganhou legalmente te pertence, e somente você pode decidir o que fazer com o que é seu. Assim, se você quiser usar sua máquina de costura para produzir roupas para vender é um direito que você tem. Ou seja, no capitalismo, todas as pessoas, sem exceção podem ser capitalistas. Ao contrário, do que muita gente pensa não são apenas os banqueiros ou os ricos, mesmo, o sujeito humilde que vende balas no ponto de ônibus também é capitalista. Em última instância, pode-se inclusive dizer que todo mundo é capitalista no capitalismo. Uma vez que as pessoas trocam voluntariamente o seu trabalho por um salário no final do mês.

E o socialismo? Bem, no socialismo não existe a propriedade privada, pois, tudo pertence ao estado. Assim, no sistema socialista existe um único capitalista que é o governo, ninguém mais.  Todo o capital pertence ao estado que pode utiliza-lo da forma que bem entender. As pessoas se tornam apenas um ativo trabalhando segundo as ordens do estado e uma vez que deixam de ser donas do capital também já não podem ser donas do lucro gerado do seu trabalho. Se, pensarmos mais um pouco, chegaremos a uma conclusão assombrosa. Dissemos, que o capital é todo ativo utilizado para gerar lucro, logo, se no socialismo o Estado é dono de todo o capital, será dono de todo o ativo, e, por fim passa a ser dono também das pessoas.

Não é à toa, que todos os países socialistas são ditaduras, onde as pessoas perdem a liberdade para cuidar da própria vida, passam a ser um simples ativo nas mãos do estado. Desta forma, ocorre no sistema socialista de todos serem iguais, mas, alguns poucos serem diferentes. Estes são o presidente do partido que comanda a nação, e todos os demais membros do governo. Estes poucos privilegiados serão os capitalistas do socialismo, e as pessoas meras consumidoras daquilo que eles, o estado decidir produzir.

Portanto, chegamos a conclusão que a disputa entre Socialismo x Capitalismo não existe na prática. O capitalismo nunca deixa de existir, pois, alguém sempre será o dono do capital. No capitalismo, todos têm o direito de ser capitalista. No socialismo somente o governo. A verdadeira dicotomia que existe no mundo é Capitalistas x Consumistas, de um lado quem produz e do outro quem consome. Mas, entre estes dois, pelo menos, no Capitalismo, não existe uma disputa, existe uma relação de troca. O capitalista oferece aos consumistas aquilo que estes desejam consumir, em troca os consumidores retribuem ao capitalista na forma de lucros, pelo mérito do seu trabalho e dedicação.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By