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segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Estratégia da Máxima Eficácia Organizacional: Parte 3

Continuando o post sobre a Estratégia para Máxima Eficácia Organizacional:

Toda empresa deveria começar focada nos clientes. Parece meio óbvio, mas, raramente acontece. A maioria das empresas nascentes são montadas de acordo com as conveniências do seu dono. O novo empresário primeiro pensa naquilo que ele pode e deseja fazer, para somente depois pensar em quem pagará por sua oferta.

O primeiro passo para a criação de uma organização altamente eficaz é mudar sua orientação de “dentro para fora” para uma mentalidade de “fora para dentro”.  As empresas existem para atender clientes, portanto, toda a sua estrutura deve está limitada a satisfazê-los. Qualquer estrutura dentro da empresa que não esteja diretamente ligada à satisfação do consumidor deve ser abandonada.


Os modelos de planos estratégicos induzem o empreendedor a olharem primeiro para dentro de si e do setor em que pretende atuar. Analisando os concorrentes, o que eles fazem, o que vendem e como se comportam.  Somente após ter iniciado um processo de olhar para dentro é que os empreendedores são chamados a olhar para fora. Até que comecem a olhar para o consumidor, o empreendedor estará comprometido com as idiossincrasias do setor em que irá atuar.

Ao adentrar na parte mais importante do plano estratégico o empreendedor já carregará tantos vícios comuns a seu setor que sua proposta de negócio tende a ser uma mera cópia do que os concorrentes fazem. É aqui, que a organização começa a ser construída de um modo ineficaz pelo resto de sua vida. Ao tentar superar os seus concorrentes, seguindo a mentalidade de negócios destes o empreendedor se verá forçado a assumir diversas ações que reduziram drasticamente a eficácia de sua empresa. O empreendedor acredita que o caminho é se esforçar para oferecer mais por menos. A ideia é que fazendo melhor o que os concorrentes já fazem levará a organização ao sucesso. Um equívoco que condena muitas empresas nascentes à falência já no berço.

A organização se compromete a oferecer mais para os clientes o que exige uma aplicação maior de recursos, cobrando menos deles, ou seja, recebendo menos recursos em retorno. Uma estratégia ineficaz. A Máxima Eficácia Organizacional é exatamente o oposto: conseguir receber mais recursos do clientes, aplicando o mínimo de recursos da organização possível. E para não deixar dúvidas, não se trata de cobrar mais do consumidor e oferecer menos. Esta é uma estratégia que no longo prazo leva ao fracasso.
O caminho para uma organização altamente eficaz é inverter o processo de montagem de um negócio, tornando a concorrência irrelevante. Empresas são montadas para derrotar seus concorrentes, um caminho de ineficácia para todos. Empresas devem ser criadas para satisfazer os consumidores e, portanto, é focado neles que toda empresa deve iniciar. Estudando o seu futuro cliente o que é realmente relevante para ele na hora de comprar o seu produto e serviço.

Retomemos o caso da mercearia do bairro. O empresário ao tentar conquistar todos os clientes do bairro deve ter analisado os locais onde estas pessoas costumam fazer compras. E percebeu que nas grandes redes de supermercado, onde seus clientes mais ricos costumam comprar, os estabelecimentos tem sistema de ar-condicionado e decidiu implantar na sua mercearia. O que se mostrou posteriormente um desperdício de recurso. Pois, os clientes das grandes redes que comprariam em sua mercearia passariam muito pouco tempo dentro do estabelecimento para poder perceber a sua presença. E se tivesse estudado melhor os consumidores, perceberia que a decisão deles de comprar em grandes redes de supermercado nada tem haver com a existência de uma sistema de ar-condicionado, e sim com fatores que a mercearia do bairro não pode competir que é ampla gama de itens que estas lojas oferecem indo de gêneros alimentícios a brinquedos, roupas e aparelhos eletrônicos, tudo num só lugar.
A estratégia para Máxima Eficácia Organizacional deve ter início, portanto, com a pesquisa de mercado. Conhecer o cliente, avaliar quais atributos realmente tem valor para ele no momento de decidir onde comprar e a partir daí focar todos os esforços para ser a organização que melhor satisfaz estes atributos.

Concluída a pesquisa junto aos futuros clientes a organização está pronta para desenhar o seu plano estratégico. Um erro comum cometido pelos empreendedores é tentar satisfazer o maior número de atributos ao mesmo tempo para o consumidor. Esta estratégia dispersa a destinação de recursos da empresa, fazendo-a investir em atributos os quais ela tem pouca capacidade para atender, e diminuindo os recursos aplicados naquilo que ela pode fazer melhor. Uma boa maneira de saber se a estratégia definida pela empresa poderá ser bem-sucedida é tentar explica-la em poucas palavras. Aqui menos é mais. Quanto mais simples puder ser explicada a sua estratégia, mas, fácil ela poderá ser compreendida pelos consumidores e mais eficaz ela será.

Pense nas grandes marcas do mundo. Todas elas podem ser apresentadas em pouquíssimas palavras. A estratégia eficaz também acaba associando a marca da empresa ao produto de uma maneira tal que as duas coisas se confundem numa só. Por exemplo, a Coca-Cola Company produz uma enorme variedade de bebidas, mas, será sempre conhecida pela bebida escura altamente refrescante a Coca-Cola. A Apple nos remete a Iphone, Ipad, Ipod. O “i” a frente do nome de aparelhos eletrônicos tornou-se uma característica que todos logo associamos a empresa. E o Facebook virou sinônimo de redes sociais. A Microsoft até tenta emplacar outros produtos, mas, ela será sempre lembrada pelo sistema operacional Windows.
Por fim, a implantação de um sistema de coleta de dados operacionais completa o conjunto de ferramentas para a máxima eficácia. Sem dados confiáveis que permitam mensurar e comparar os resultados da organização ao longo do tempo todo o esforço para alcançar a Máxima Eficácia Organizacional será em vão. Os dados representam o reflexo das ações passadas no presente e por serem mensuráveis são a principal fonte de informações dentro da organização permitindo a esta avaliar o seu desempenho e consequentemente a sua eficácia.

O processo para transformar uma organização em altamente eficaz é circular. Um ciclo que nunca se encerra. A organização realiza pesquisa junto aos clientes para avaliar seu grau de satisfação e suas expectativas com relação a empresa. Com base nos dados colhidos dos clientes a empresa elabora a sua estratégia de modo a atender às expectativas dos pesquisados. E por fim, estabelece um sistema para coletar os dados a serem utilizados para verificar se a organização satisfez as necessidades dos consumidores e em que nível eles saíram satisfeitos. 

Máxima Eficácia Organizacional: Parte 01
Máxima Eficácia Organizacional: Parte 02

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