A dupla defende que o mundo dos negócios estão cheio de oceanos imensos, inabitados de predadores e ainda desconhecidos. Estes oceanos têm águas tranquilas e azuis, onde nenhum tubarão ainda nadou. O caminho para encontrar estes oceanos passa pela reinvenção dos mercados, criando espaços novos. Nestes oceanos azuis a concorrência torna-se irrelevante, exatamente porque por um bom tempo ela simplesmente não existirá.
No oceano vermelho a estratégia das empresas resume-se a propor a melhor solução para um problema já existente. As suas estratégias acabam por criar mais valor para o cliente, consequentemente elevando o preço do produto para tornar-se viável, ou alternativamente, criar o mesmo valor oferecido pelos concorrentes a um custo menor. Ou seja, ou criam valor para o cliente ou reduzem os custos. Por outro lado, as empresas que estão criando oceanos azuis estão buscando ao mesmo tempo para seus clientes valor maior com custos menores.
A inovação de valor é a base para construir oceanos azuis. As empresas que brigam em oceanos vermelhos fracassam porque sua estratégia é montada para adquirir um espaço defensável dentro da ordem do seu setor. As empresas vencedoras focam em tornar os seus concorrentes irrelevantes, por oferecem a seus clientes aumentos de valor tão grandes em relação a concorrência que as coloca em outro patamar dentro do setor ao desbravar espaços inexplorados.
Para alcançar o oceano azul a empresa deve reavaliar tudo o que sabe sobre seu negócio. O primeiro passo é reconstruir as fronteiras do seu mercado. Pense além do que você está acostumado. Será que o seu negócio pode ser para os clientes mais do que ele se acostumou a ser? Será que uma academia de ginástica pode ser mais do que um local para prática de exercícios? Podendo ser também um local para relaxamento, alívio do stress, e até um espaço motivacional para as pessoas? Um salão de beleza é apenas um local em que as mulheres vão para arrumar seus cabelos e unhas? Ou elas também podem está em busca de um local livre de homens para colocar a conversa em dia, saber as novidades do bairro, receber conselhos de beleza e lugar para passar a tarde se divertindo com as amigas? Amplie a visão do seu próprio negócio, o que atrai as pessoas a seu estabelecimento pode está muito além do que é visível.
Aumente o seu mercado. Não se limite a demanda atual pelos seus produtos. Expanda os limites de seu negócio. Procure identificar no mercado os não-clientes. Aqueles que poderiam se beneficiar do seu produto, mas, que por não conhecerem ou não saber como, deixam de comprar o seu produto ou serviço. Procure entender estes não-clientes, pesquise porque eles não adquirem os seus produtos ou serviços e busque informações do que faria eles migrarem para a sua empresa.
Na hora de criar a sua estratégia de oceano azul dê atenção ao ambiente em que sua empresa está inserida, não foque nos números. Estude o seu setor, quais atributos são considerados essenciais para as empresas competindo nele, e avalie o nível em que sua empresa está para cada atributo destes. Expanda sua visão para outros setores que oferecem satisfação similar a sua (foram dados exemplos nos posts anteriores). Observe o que estes produtos ou serviços alternativos ao seu oferecem de diferencial, retorne então para sua empresa e veja quais fatores deve eliminar, criar ou modificar. Apresente a sua nova estratégia ao maior número de pessoas possível em quem você possa confiar, receba delas feedback, e use-o para voltar a sua estratégia e torna-la ainda melhor.
Eu recomendo fortemente a leitura do livro "Estratégia do Oceano Azul" da dupla W. Chan Kim e Renée Mauborgne para que você possa se aprofundar no processo de criação de oceanos azuis. As empresas que seguem esta estratégia prestam um duplo serviço à sociedade ao criar empresas mais eficazes, ao mesmo tempo que o consumidor ganhar com produtos e serviços de maior valor e menor custo. Uma relação de ganha-ganha, muito diferente do ganha-perde das empresas tradicionais. Para salvar a sua empresa da disputa fratricida no oceano vermelho onde ela será apenas mais uma, e coloca-la para navegar num oceano azul de vendas crescentes, lucros maiores, e maior valor para os seus clientes, este livro é presença obrigatória em sua cabeceira.
Foco: O caminho para a máxima eficácia das organizações
Expanda os horizontes de sua empresa
Estratégia da Máxima Eficácia Organizacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário