É revelador da visão de si que os dos Estados Unidos possuem quando se observa que em seus livros de História não se fala em Descobrimento, mas, em Construção da América.
A colônia portuguesa nas Américas, o Brasil, durante muitos anos ocupou o lugar de região mais rica do Novo Mundo. A cidade do Salvador, enquanto capital da colônia, chegou a ser a cidade mais importante do mundo fora da Europa. Éramos mais ricos que os Estados Unidos. Por aqui, se erguiam verdadeiros palácios, enquanto por lá eram erguidos casebres de madeiras.
Mas, o tempo passou. Nasceram naquele país homens que dedicaram as suas vidas a construir uma nação. E tiveram êxito.
O History Channel lançou a série Gigantes da Indústria, a história dos construtores da América. São 8 episódios, disponíveis a seguir:
Episódio 01 - "Começando outra guerra". Apenas 5 dias após o fim da Guerra Civil americana, o presidente Abraham Lincoln é assassinado no interior de um teatro. Acreditava-se ali que a democracia americana era um experimento falido. Mas, na realidade uma nova era estava apenas começando.
Episódio 02 - "Encontrando Petróleo". Cornelius Vanderbilt une-se a John D. Rockefeller para produzir combustível para seus trens. Nascia ali a indústria do Petróleo que conhecemos hoje.
Episódio 03 - "Nasce a rivalidade" - Andrew Carnegie emigrou da Escócia para os Estados Unidos e aos 30 anos já era dono de sua própria empresa. Quando foi contratado para construir uma ponte sobre o rio Mississippi, Carnegie considera os materiais da época pouco resistentes para o projeto. A solução vem com o aço, era o nascimento da indústria siderúrgica que ergueria as cidades americanas às alturas.
Episódio 04 - "Derramamento de sangue" - O bondoso Carnegie precisava de uma figura que impusesse força para enfrentar o seu rival John D. Rockefeller. O escolhido é Henry Frick, um sujeito de moral duvidosa, que faria de Carnegie seu cúmplice no maior desastre ocorrido em solo americano. Nasce a filantropia entre os bilionários americanos.
Episódio 05 - "Surge um novo rival" - Enquanto Andrew Carnegie e John D. Rockfeller duelam, em Nova York ascende o banqueiro J.P. Morgan. Devotado a promover o avanço tecnológico dos Estados Unidos, ele une-se a Thomas Edison para criar a luz elétrica.
Episódio 06 - "Tomando posse de tudo" - J.P. Morgan e Thomas Edison começam a levar luz elétrica às casas de Nova York. Mas, um ex-pupilo de Edison, Nikola Tesla desenvolveu uma tecnologia mais promissora a teoria da corrente alternada, que tornou-se padrão no mundo. Morgan despede Edison, e cria a General Eletric Company, até hoje uma das maiores empresas do mundo.
Episódio 07 - "Tomando a Casa Branca" - Os rivais Vanderbilt, Carnegie, Rockfeller e Morgan se unem para frear políticos que acreditavam que o governo merecia parte dos lucros de suas empresas. Arquitetam um plano para colocar um homem de confiança na Casa Branca, mas, os planos não ocorrem como o esperado, e eles terão que ceder.
Episódio 08 - "A Nova Máquina" - Surge Henry Ford e a sua nova máquina: o automóvel. O nascimento da indústria automobilística transforma os Estados Unidos na nação do asfalto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário