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domingo, 9 de março de 2014

Itapetinga e Azaleia: Uma análise do que ocorreu nos últimos anos.

Mais um post voltado para a discussão da relação entre Itapetinga e Azaleia. Neste explico o processo econômico ocorrido nos últimos anos. Leia também aqui e aqui.


A economia em qualquer lugar que ela ocorra é regida pela lei da oferta e da demanda. Esta é uma lei tão natural quanto todas as outras que regem a natureza como a lei da gravidade. Não pode ser alterada, pois, independe da vontade humana, podemos apenas nos adaptar a ela. 

A sua regra básica e elementar é quanto maior for a demanda por um produto e menor a sua oferta, maior será o valor do produto. O oposto também é válido, quanto maior a oferta de um produto com relação a sua demanda menor será o valor do produto. 

Observe que falei em valor do produto e não em preço. Uma vez que o preço pode ser regulado pelo Estado, o valor do produto não sofre da mesma regulação, sendo determinado pela lei da oferta e da demanda. Por exemplo, o preço da gasolina tem se mantido artificialmente baixo por decisão do governo, apesar, do aumento da demanda, o que tem levado a distorções no consumo do produto.

Dito isto, vamos analisar a economia de Itapetinga nos últimos anos com base na lei da oferta e da demanda.


A vinda da Azaleia e a explosão da demanda.


O modelo de desenvolvimento implantado em Itapetinga é bastante conhecido e aplicado no Brasil, especialmente nas regiões norte/nordeste. Implica num modelo exógeno, que se baseia na atração de grandes indústrias para regiões economicamente carentes. O resultado imediato é uma explosão da demanda, especialmente por itens essenciais como moradia e construção, serviços médicos, educação, alimentos, vestuário, utilidades e móveis para o lar.

Em Itapetinga não foi diferente. A cidade passou de uma economia exclusivamente agropecuária, para uma economia urbano-industrial de uma hora para outra. Provocando um crescimento explosivo da demanda, influenciado pelos novos moradores que chegaram à cidade exigindo os serviços indicados acima.

A oferta por outro lado não estava preparada para atender de imediato toda a demanda criada. E é uma situação comum, a oferta sempre reage com menor velocidade que a demanda.


Os efeitos imediatos desta disparidade entre demanda e oferta são uma baixa qualidade do produto ou serviço ofertado e o aumento do preço. Este ambiente econômico favorece o lado do produtor, daquele que está do lado da oferta, pois, permite que ele obtenha altos ganhos sem muito esforço. 

Façamos uma analogia. Imagine um grupo de pessoas perdidas no meio do deserto, sedentas por água. Eis, que passa um comerciante, com um único copo de água para vender, a água é um pouco suja, mas, é a única disponível. Um membro do grupo oferece R$10 pela água, o outro oferece R$20, um terceiro oferece R$25 e assim o preço vai subindo em função de uma demanda muito superior à oferta. Agora, imagine uma situação em que o mesmo comerciante está no meio do rio Amazonas, tentando vender o mesmo copo de água. Certamente ele terá dificuldades em encontrar qualquer pessoa disposta a pagar por seu produto. Afinal, existe no rio Amazonas uma abundância na oferta de água. 

Em Itapetinga, ao longo dos primeiros anos da instalação da fábrica na cidade ocorreu o mesmo fenômeno. Acontece que ao longo da década passada, a oferta, naturalmente foi aumentando. Este aumento da oferta se deu por duas formas. A primeira pelo crescimento das empresas já existentes que aumentam a oferta de seus produtos. A segunda, pela entrada de novos concorrentes. Este processo tem sido contínuo.

Por outro lado, a demanda depois do boom inicial pouco cresceu nos anos seguintes. Na verdade, nos últimos anos com a queda na produção da Azaleia a demanda tem diminuído, acelerando o processo em que oferta e demanda se encontram.


O que se pode observar em alguns ramos de atividade na cidade e que tende para todos os demais ramos nos próximos anos é uma oferta maior que a demanda. 

Este cenário impõe às empresas um ajuste em seus modelos de negócios. Temos observado isto na construção civil. Nos últimos anos foram lançados diversos empreendimentos imobiliários, alguns de grande porte. E, apesar de ainda haver uma demanda por novos imóveis, o modelo de negócios precisou ser revisto. Muitos construtores estão vendendo o imóvel primeiro antes de começar a construir. 

É improvável que outro boom da demanda semelhante ao que ocorreu depois da Azaleia se repita nos próximos anos. E ainda, que a cidade consiga atrair outro grande empreendimento, o impacto como temos falado em posts anteriores (aqui e aqui) seria muito menor. Primeiro, porque a oferta atualmente é maior e mais diversificada que no passado. Segundo, porque a melhoria no padrão de consumo, exigirá uma oferta mais qualificada do que foi nos últimos anos. 

O que torna essencial para o desenvolvimento futuro de Itapetinga, uma melhoria consistente do lado da oferta. As empresas precisarão se adaptar a uma nova realidade no qual a oferta em muitos ramos já se equilibra com a demanda. O cenário em que todo mundo conseguia vender o seu produto sem muito esforço chegou ao fim. Os próximos anos provocarão uma depuração da oferta, aquelas empresas que forem capazes de oferecer os produtos mais competitivos serão beneficiadas. 

Aliado a tudo isto existem dois fenômenos que não podem ser evitados e que tornam o cenário ainda mais concorrido para as empresas locais: são eles Vitória da Conquista e Internet. O aumento da renda da população nos últimos anos tornou as viagens para Conquista (e outras cidades maiores próximas), mais fácil e barato. Especialmente em feriados e fins de semana é comum ver itapetinguenses subindo a serra do marçal em busca dos produtos e serviços que não são oferecidos aqui. Ou, que quando oferecidos na cidade tem um preço maior que em Conquista.

A internet também tem impactado fortemente na queda da demanda pelos produtos das empresas locais. A possibilidade de adquirir produtos mais avançados que aqueles disponibilizados no comércio local, muitas vezes a preços menores tem representado forte concorrência às empresas de Itapetinga.

Composto da Oferta na cidade de Itapetinga

O cenário futuro de Itapetinga dependerá, portanto, e tenho batido insistentemente nesta tecla, muito mais da melhoria na qualidade da oferta em Itapetinga do que novos aumentos do lado da demanda. Sem que as empresas locais se adaptem para melhor atender a demanda local, a tendência é que os próximos aumento de demanda sejam atendidos em sua maior parte por Vitória da Conquista e pela internet, fenômenos que já observamos atualmente. 

No próximo post, abordaremos as implicações do cenário atual na vida das empresas de Itapetinga. Clique aqui.

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