Nota do Brasil foi rebaixada de BBB para BBB-. Estamos a um passo de perder o grau de investimento.
Hoje a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou a nota da dívida soberana brasileira. A agência divulgou em nota que "a política controversa do governo, com implicações negativas para as contas públicas e a credibilidade da política econômica, somada às estimativas de desaceleração nos próximos dois anos continuar a pressionar a flexibilidade das políticas e o desempenho do Brasil".
A ação destas agências estão sempre atrasadas com relação aos mercados. Os investidores já haviam abandonado o Brasil há muito tempo. O Ibovespa caiu seguidamente nos últimos anos, a saída de capitais tem sido cada vez maior, o déficit em conta corrente quebrou recordes.
A presidente Dilma e seu fiel ministro da economia conseguiram em quatro anos, desfazer os poucos avanços econômicos obtidos pelo antecessor Luís Inácio Lula da Silva. Uma mistura de políticas econômicas ultrapassadas, testadas e reprovadas com malabarismos contábeis que só enganam editoriais de economia dos telejornais e eleitores menos esclarecidos, são as razões para o rebaixamento do país.
Ainda que as agências tenham perdido muito de sua credibilidade ao não preverem a crise financeira de 2008, ainda assim ser rebaixado por uma delas é humilhante para qualquer país. Isto não é tudo, os maiores fundos de investimento do mundo são proibidos por estatuto de investir em países que não possuam o grau de investimento dado por estas agências. O Brasil encontra-se agora há um passo de perdê-lo.
O ano mal começou, e o governo petista em seu terceiro mandato, lutando pelo quarto consecutivo, já começou a colher todos os frutos de seus erros eleitoreiros do passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário