Últimas

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Não há mais o que fazer. Ou melhora a produtividade ou paramos de crescer.

A produtividade é reconhecida como maior entrave ao desenvolvimento do País. É preciso entender o que significa antes de busca-la. 




A produtividade é o que diferencia uma nação desenvolvida de uma subdesenvolvida. Os países mais produtivos do mundo são também os mais desenvolvidos. Por que? Bem, produtividade é a quantidade de produção que um indivíduo é capaz de gerar com o seu trabalho.

Digamos que um trabalhador tenha uma carga horária de 8 horas diárias. E que ele produza 120 peças de um determinado produto por dia. Logo, sua produtividade será 120/8 = 15 copos/hora ou 120 copos/dia.

E por que a produtividade é tão importante? Vejamos. Suponha que este operário seja o único funcionário desta fábrica. Mas, a economia está crescendo e a empresa precisa elevar a sua produção para 160 copos por dia para atender a nova demanda. Ela terá duas opções. Aumentar a produtividade deste funcionário ou contratar um novo.

A decisão será tomada baseada no fator custo, optando por aquela que for mais barata. Contratar um novo funcionário é mais viável quando a economia está se recuperando de uma recessão, há um grande contingente de pessoas desocupadas, o que diminui o poder de barganha do trabalhador, e consequentemente os custos de contratação. Se o mercado de trabalho estiver aquecido, porém, o número de pessoas procurando emprego diminui, o que aumenta o poder de barganha do trabalhador, e consequente ele poderá cobrar um salário maior, aumentando os custos da empresa. 

O Brasil.


No Brasil é exatamente isto que está ocorrendo. Saímos de uma situação de elevado desemprego no fim da década de 90, e vimos então, ao longo dos anos 2000 uma explosão na criação de empregos, reduzindo as taxas de desemprego para os níveis mais baixos na história. 

Fica muito mais fácil produzir crescimento do PIB, quando você tem um contingente enorme de desempregados ávidos por trabalhar. O problema é quando começa a escassear mão-de-obra. Como não há trabalhadores disponíveis, a única maneira de crescer é aumentando a produtividade dos funcionários já  empregados. Em diversos setores esta situação está ocorrendo, como, construção civil, softwares e serviços diversos. 

A situação tende a se agravar no futuro. As famílias tem cada dia menos filhos, e mesmos os que tem adiam ao máximo a hora. Com isto, serão menos pessoas entrando no mercado de trabalho. Some-se que o jovem tem iniciado a sua vida produtiva mais tarde, pois, têm se dedicado a estudar mais fazendo faculdade.

Há por fim, um fenômeno novo, que a geração nem-nem, aqueles que nem trabalham, nem estudam. simplesmente arrumaram alguém que os sustenta. A soma de todos estes fatores impõem ao nosso país a missão de conseguir ser mais produtivo, gerando mais riqueza por trabalhador empregado. 

O risco de não fazer nada é travar o crescimento de nosso país, provocando um aumento das importações, o aumento dos custos de produção, inflação saindo do controle, e outra década perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By