Últimas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Daniel Alves dá Resposta Inteligente ao Racismo

Uma atitude corriqueira nos campos de futebol, o racismo, tem sido motivo de mobilização para combatê-lo em todo o mundo. Faltava alguém que desse uma resposta inteligente, capaz de fazer os torcedores racistas sentirem-se o que realmente são: meros idiotas.



A mobilização toda vez que acontece um caso de racismo é enorme ao redor do mundo. O Botafogo entrou hoje com a camisa invertida em forma de protesto. A FIFA patrocina manifestações contra a prática. Os mais exaltados cobram punição para o clube pela atitude de um único torcedor ou um grupo de torcedores. Os meios de comunicação aproveitam a comoção para repudiar a prática. E por aí vai.

As vítimas costumam ter atitudes as mais diversas. Recentemente, um jogador de basquete nos Estados Unidos partiu para cima de torcedores que lançaram comentários racistas durante a partida inteira (veja vídeo aqui). No Brasil, um árbitro chegou a anunciar a sua aposentadoria, após, episódio semelhante. Outro jogador, chegou a chorar em campo. 

Estas atitudes, no entanto, têm efeito completamente nulo. Primeiro, porque se dirigem quase sempre à torcida, e não ao indivíduo racista. Segundo, porque apelar à consciência destas pessoas não tem efeito algum. Estamos falando de indivíduos que se tivessem alguma consciência não praticariam tais atos. É preciso demonstrar que quem age como macaco, como primata, é ele próprio. Quem já visitou zoológicos, provavelmente, já foi vítima de um macaco que arremessou restou de comidas ou outras coisas mais nos visitantes. Faltava isto, uma atitude inteligente. Simples, mas, capaz de deixar o responsável pelo banana sentindo-se um verdadeiro idiota. 

Parabéns, ao Daniel Alves por sua atitude inteligente. Um verdadeiro exemplo a ser seguido. E aos racistas deixo uma bela de uma: 


Um comentário:

  1. Particularmente achei a atitude mais válida do que mil palavras. Quem jogou a banana provavelmente ficou envergonhado. Mas uma coisa é certa é inaceitável em pleno século XXI termos tais cenas tão frequentes. Porém o agressor beneficiou o Daniel, afinal a banana é rica em potássio, evitando cãibras e lesões musculares em pleno jogo. Lembra-me da frequente atitude do tenista Gustavo Küerten, sempre durante os jogos comia uma banana para a reposição. Um abraço!

    ResponderExcluir

Designed By