Se engaje também na campanha para mostrar ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que acreditamos: "Sim, FHC é de esquerda!"
Para alguém Liberal e de direita como eu, sempre considerei uma injúria a pecha de "neoliberal" atribuída ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Não fazia sentido o homem que iniciou a implantação de cotas raciais no Brasil, criou o que depois foi rebatizado de Bolsa Família, deu margem a existência e por muitas vezes acolheu reivindicações do MST, ser chamado de direita.
"Ah, mas ele privatizou estatais". Sim, e o PT quando faz concessões de aeroportos, portos, rodovias, campos de petróleo, está fazendo o quê, cara pálida? E, por tudo isto o PT virou um partido de direita? Fernando Henrique Cardoso realizou privatizações e reformas liberais por necessidade, não por convicção. Lembre-se! durante muito tempo ele manteve o câmbio fixo, e apenas, quando não foi mais possível segurar tornou-o flutuante. A diferença do ex-presidente com seus sucessores, é de que pelo menos, em seu governo o bom senso prevalecia. Quando o nível dos reservatórios estava baixo, logo, se fez o racionamento, o atual continua orando a São Pedro. Quando a economia dava claros sinais que precisava de um novo rumo, se criou o tripé econômico. O atual já avisou que vai segurar a bomba e esperar ela detonar depois das eleições.
As ações liberalizantes de FHC sempre traziam a marca do esquerdismo e da social democracia. As privatizações foram feitas de forma tímida e incompletas, pois, o Estado permanecia dono de parte das empresas. O tripé econômico foi posto, sem que ao mesmo tempo houvesse um corte dos gastos públicos, e a máquina pública em seu governo cresceu. Neste texto falo como seria uma privatização feita por um Administrador Liberal (A Privatização segundo a Administração).
![]() |
FHC em encontro com intelectuais no Rio Fonte: Folha |
No encontro com intelectuais no Rio, Fernando Henrique brincou com sua fama de "neoliberal":
"Hoje se disser que sou de esquerda, as pessoas não vão acreditar. Embora seja verdade. É verdade".
A imagem de FHC e seu partido o PSDB (Partido Social Democrata Brasileiro) como sendo de direita só serve aos interesses do PT. Em qualquer país do mundo, um partido social-democrata é de centro-esquerda. Basta pesquisar.
Fernando Henrique ainda revelou a sua proximidade com Hugo Chávez, a quem defendeu do frustrado golpe em 2002. Chávez costumava chamá-lo de "Mi Maestro".
Por estas e outras eu deixo claro para o ex-presidente: "FHC, você é de esquerda, eu acredito!!"
Os seus opositores com certeza começarão a fazer piada, tentarão desmoralizar, é do interesse deles que FHC seja tratado como de direita. Mas, a verdade, é que qualquer um que entende o mínimo de política sabe de que lado FHC sempre esteve.
Os seus opositores com certeza começarão a fazer piada, tentarão desmoralizar, é do interesse deles que FHC seja tratado como de direita. Mas, a verdade, é que qualquer um que entende o mínimo de política sabe de que lado FHC sempre esteve.
Com informações de Rodrigo Constantino e Folha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário