Professor do Distrito Federal causou polêmica ao definir Valeska Popozuda como "grande pensadora". Você concorda com o professor?
A internet não vive sem uma polêmica. Quando uma esfria, logo surge outra para ocupar o lugar. Umas terão maior repercussão, outras ficarão mais restritas. Mas, é inevitável, a cultura dos trend topics se alimenta de material novo. E antes que este esfrie, vamos parar para pensar: a autora do hit beijinho no ombro é uma pensadora, sendo pensadora, é uma grande pensadora?
![]() |
A prova da polêmica. |
Primeiramente, vamos aplicar um conhecimento de administração. O valor das coisas. A base da definição de valor de algo está na disparidade entre a demanda por determinado objeto e a oferta disponível deste mesmo objeto. Assim, se a demanda supera a oferta há escassez, e, quando do contrário há excesso. Por fim, o valor é inversamente proporcional à disponibilidade deste objeto. Se ele é escasso o seu valor aumenta, e se existe em excesso cai.
Desta forma, como a associação do termo "grande" é feita com aquilo que possui grande valor é necessário avaliar se os pensamentos de Valeska Popozuda são escassos ou abundantes no universo musical brasileiro, aquele que ela usa para se expressar.
Escassez e Originalidade.
Como não sou fã do ritmo, fiz uma pesquisa e encontrei o blog Funk Proibidão que é dedicado ao tema. Logo de cara se pode afirmar, que apesar de ser uma das mais famosas, Valeska Popozuda é uma num universo vasto de cantores dedicados ao ritmo. O que reduz o valor de sua mensagem.
O mesmo produto: água. Terá valores diferentes para cada uma destas pessoas. Onde você pensa que vale mais? |
Assim, Valeska não é única na sua mensagem, o que reduz o seu valor. Também não é original, visto que o ritmo já existia quando ela era apenas uma criança. O que reduz o seu valor mais ainda.
Só podemos concluir que no que se refere a ser uma "grande pensadora", a associação é obviamente falsa - não a estamos julgando como cantora, pois, não é o objetivo aqui. Se Valeska não é uma grande pensadora, podemos ainda considera-la, apenas uma pensadora?
Somos todos pensadores?
![]() |
Ser um pensador está ao alcance de todos. |
Assim, naquilo que se conhece sobre declarações de Valeska Popozuda e as letras de suas músicas não é possível considera-la uma pensadora neste sentido mais elevado. A letra de seu hit que caiu na prova do Distrito Federal Beijinho no ombro não apresenta o que seria um pensamento crítico. Está mais para uma declaração de auto-afirmação, ou de ameaça para as inimigas. É uma atitude reativa, não um pensamento fruto de reflexão.
Fica assim comprovado, que no que se refere à prova aplicada no Distrito Federal, havia ali uma verdadeira pegadinha, como suspeitaram os estudantes. Pois, naquele contexto não se poderia chamar Valeska Popozuda nem de "pensadora", quanto menos "grande pensadora". Segundo o professor de filosofia (supõe-se, ele sim um pensador) afirmou que sua intenção foi provocar a reflexão nos estudantes. E parece que ele foi mais bem-sucedido que suas expectativas iniciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário