Últimas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Edifício lançado em Nova York terá entrada só para Pobres

Condomínio em área nobre da cidade terá entradas diferenciadas para os moradores ricos e demais moradores. Para não constranger ricos, os moradores menos abastados entrarão por uma "porta para pobres":



Foi liberada a construção de um edifício residencial em Nova York que promete gerar muita polêmica. 

É que o prédio a ser construído numa área nobre da cidade, a Upper West Side terá entradas diferenciadas para moradores ricos e "pobres". Segundo os construtores a razão para criar uma entrada diferenciada é para evitar que os muito ricos sintam-se constrangidos por terem que dividir as dependências com pessoas não tão ricas assim. 

A origem está numa lei aprovada em 2009, ainda na gestão do republicano Michael Boomblerg que permite um desconto nos impostos para empreendimentos de alto padrão que incluam apartamentos para as classes menos favorecidas. As entradas separadas serviriam, portanto, para que a construção pudesse se beneficiar do desconto tributário, sem que os muito ricos tivessem que se misturar com os demais moradores. 

Outra diferença é que a parte nobre do prédio está voltada para o rio Hudson, enquanto os apartamentos "populares" estão voltados para a rua. 

Membros da prefeitura, hoje comandada pelo progressista liberal Bill de Blasio prometem intervir para que haja uma entrada comum para todos os moradores do prédio. 

2 comentários:

  1. Somente cérebros retrógrados e ignorantes da História poderão criar teorias desse quilate ou aceitá-las como verdade absoluta. Não sabem que o capitalismo que está sendo imposto ao Mundo foi criado pela violência sobre o trabalho humano transformado em moeda. Aqueles que herdaram os benefícios da acumulação de riqueza as custas da histórica usura, da escravidão dos povos africanos e nativos americanos, batem palmas para os que a utilizam hoje para produzir miséria e sofrimento a uma grande parcela de seres humanos no Planeta.

    ResponderExcluir
  2. A escravidão que atingiu africanos e nativos americanos não ocorreram sobre um modelo capitalista, mas, sim sobre o mercantilismo. Foi a Revolução Industrial na Inglaterra que originou a forma moderna de capitalismo que promoveu a libertação de escravos pelo mundo todo.


    Para se afirmar que o capitalismo foi construído sobre a violência do trabalho é preciso comparar as condições de vida dos operários antes do advento da indústria. Desde os períodos de Marx e os países mais capitalistas alcançaram nível de renda e desenvolvimento muito maiores que qualquer país que buscou alternativas ao capitalismo.


    Basta comparar Coréia do Sul x Coréia do Norte, Japão x China, Chile x Argentina, Alemanha Oriental x Alemanha Ocidental.


    A posse de riquezas naturais não tornam uma nação efetivamente rica. Em muitos países da África existem grandes riquezas na forma de minérios, ouro e diamantes. Ainda assim, são países miseráveis.

    ResponderExcluir

Designed By