Últimas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Impeachment é Golpe?

Quanto dos que hoje acusam golpe daqueles que levantam a hipótese de Impeachment da Presidente, não se orgulham de terem ido às ruas em 1992 derrubar o ex-presidente Fernando Collor? 
Há uma campanha ardilosa originada do partido da Presidente da República e espalhada pela internet por meio dos chamados “blogs sujos” que tenta igualar o instrumento democrático do Impeachment a um Golpe de Estado , que é o oposto do Impedimento, pois representa a ruptura da ordem democrática.
A campanha é sórdida. E parece ser um movimento preventivo do governo diante de sérias possibilidades da Presidente vir a ser envolvida no escândalo do Petrolão. Ou que se confirmem as denúncias de que o Partido dos Trabalhadores teria recebido ilegalmente. mais de R$200 milhões em propinas para campanhas eleitorais. Situação em que caberia não o Impeachment, mas, a cassação do mandato da Presidente.
O movimento é imoral. Porque inverte os papéis. Não há nada de antidemocrático em se pedir o impedimento do governante. Este é um direito que cabe a todo e qualquer cidadão brasileiro sempre que considere pertinente. Há para isto, as estruturas do Estado para avaliar a validade do pleito e dar prosseguimento ao processo ou arquivá-lo.
O golpe à democracia é praticado por aqueles que pretendem tolher este direito do cidadão brasileiro. No dia em que não se puder mais pedir o Impeachment estaremos diante da figura autoritária do governante insolúvel. Uma vez eleito torna-se-ia intocável e somente o fim do mandato poderia afastá-lo do cargo.
Se haverá pedido de Impeachment ou não somente o tempo e o desenrolar dos fatos pode dizer. Mas, é preciso desde já manter o ambiente institucional livre de ameaças intimidadoras daqueles que a pretexto de defenderem a democracia, estão na verdade empenhados em destruí-la por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By